A Psicopedagogia surgiu da necessidade de compreender a construção do saber pedagógico e educacional do indivíduo, ou seja, entender como cada pessoa em sua individualidade aprende nos diferentes contextos em que se encontra, sendo assim, a Psicopedagogia tem como objeto de estudo a aprendizagem e a relação que o sujeito tem com o processo de aprendizagem, a forma como ele aprende, se ele não aprende, por que é que ele não aprende e o que podemos fazer para que ele aprenda.
Decifrar como acontece o processo de construção do conhecimento, investigar e, cuidadosamente, identificar os pontos que podem estar perturbando a aprendizagem, buscando a melhor maneira de atuar nesse processo próprio e particular de cada aprendente, propiciando estratégias e instrumentos que possibilitem não apenas facilitar o aprendizado, mas principalmente, fazê-lo se sentir convidado a fazer parte constante de toda circunstância de se fazer aprendiz, são instrumentos importantes do saber psicopedagógico que nos leva à uma estrutura particular necessária para o funcionamento do aprendizado.
Isso significa que a intervenção psicopedagógica se faz necessária quando existe uma urgência em apostar na possibilidade de resgatar o desejo de aprender que existe no sujeito e que por diversos motivos não necessariamente esteja presente no momento. Ou seja: "a meta do psicopedagogo é ajudar aquele que, por diferentes razões, não consegue aprender formal ou informalmente, para que consiga não apenas interessar-se por aprender, mas adquirir ou desenvolver habilidades necessárias para tanto" (RUBINSTEIN, 1999, p.25).
E isso também diz respeito à todos os envolvidos neste processo de ensino aprendizagem. O psicopedagogo tem o desafio e o compromisso de entender e atender a flexibilidade do aprender, às condições estruturais e materiais da escola como um todo, refletir sobre "nossos" erros, na participação e compreensão perante a família diante das diversas formas de se aprender, enfim, tudo isso torna o psicopedagogo um profissional capacitado em buscar no âmbito da escola e da sociedade ações e possibilidades que realmente signifiquem o ensino em sua qualidade de expressões e de compreensão desse processo tão complexo mas, que deve ser acessível à todos.
O psicopedagogo se faz muito importante em diversos ambientes. Como seu objeto de estudo é o processo de aprendizagem, ele pode atuar em diferentes lugares nos quais a construção do conhecimento ocorre frequentemente. Portanto, sua atuação é essencial em escolas, mas também pode trabalhar em clínicas e empresas.
A Psicopedagogia é uma área multidisciplinar que, além de unir a Psicologia e a Pedagogia – duas áreas importantes do saber – também engloba conhecimentos de Psicolinguística, Neurologia e Antropologia. Essa multidisciplinaridade é fundamental para que o profissional consiga entender, de forma ampla, como o ser humano assimila e processa informações construindo assim seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário